Informativos

As vantagens da internacionalização de startups

As vantagens da internacionalização de startups

Um dos tipos de empreendimentos que vem se destacando no mercado brasileiro é a startup, por isso nesse conteúdo trazemos as vantagens da internacionalização de startups.

Com a expansão da tecnologia no mercado mundial, muitas startups estão surgindo e, apesar de não serem necessariamente digitais, é o formato que mais rende lucros a estas empresas.

As startups fazem parte de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável, que compreende-se em um cenário de incertezas, buscando sempre soluções. 

A rentabilidade a curto prazo é o que mais chama atenção dos empreendedores, bem como a possibilidade de início apenas através das plataformas digitais. Apesar de existirem as não digitais, a tecnologia tem muito a oferecer a este tipo de negócio. 

É um negócio que exige um mindset motivacional, haja vista as incertezas, utilizando-se de ferramentas que possam alavancar o crescimento. 

Assim, uma das formas que tem chamado a atenção dos empreendedores é a internacionalização de startups, método que pode trazer muito mais vantagens do que as ativas somente no mercado nacional. 

O que é internacionalização?

A internacionalização nada mais é do que uma forma de comercializar um produto ou serviço para o exterior, desenvolvendo uma rede internacional e, com isso, aumentando a visibilidade da empresa e o faturamento.

É um método de valorização do negócio, viabilizando que as pessoas conheçam fora do mercado nacional.

Apesar de ser uma estratégia de grande relevância, existem mitos que impedem a expansão internacional de diversas startups, principalmente as de menor porte, como a ausência de recursos financeiros e alta competitividade.

Ocorre que não é bem assim que funciona, sendo uma oportunidade gigantesca a todas startups, independentemente do porte. Explicamos a seguir.

Quando uma startup deve buscar a internacionalização?

Iniciar uma startup inovadora por si só já exige um pensamento diferente do mercado. 

Até porque não é simples criar um modelo de negócio que ofereça um serviço ou produto de forma escalável, repetível, inovador, conquistando antes mesmo dos clientes, investidores ou aceleradoras. Não é mesmo?

Nessa linha, a internacionalização da startup partirá primeiramente da mentalidade do empreendedor, desmistificando possíveis impedimentos para que de fato seja implementada essa estratégia. 

Quando deve ser buscada a internacionalização?

Desde o início. 

Isso mesmo. Muitos acreditam que a internacionalização é algo para empresas de grande porte, com recursos financeiros e, além disso, focam todos os esforços no crescimento no Brasil para, somente após, pensar no mercado exterior. 

No entanto, o equívoco está aí.

A internacionalização deve ser pensada logo após o surgimento da startup, como ferramenta de expansão, pois, ao contrário do que se acredita, é muito mais eficaz do que a tentativa de expandir no mercado nacional. 

Nesse ponto, vale esclarecer que empreender no Brasil não é fácil e, por tal razão, esperar atingir todo o mercado nacional antes de internacionalizar por ser um grande erro. 

Desenvolver a rede internacional pode, por outro lado, ser um diferencial às startups que sequer ganharam o mercado nacional, sendo desnecessário ter muitos recursos para tanto, ainda mais com a tecnologia a nosso favor. 

Então, desde o início deve-se pensar sobre a internacionalização, ou seja, pensando na criação do site e domínio da empresa até a análise de países que podem fornecer mais vantagens ao crescimento da startup.

Vantagens de internacionalizar o seu negócio

Conforme falamos acima, muitos acreditam que a internacionalização é destinada a grandes negócios, ou ainda, que a única forma é a partir do Vale do Silício. 

Ledo engano. As vantagens da internacionalização podem, inclusive, alavancar seu negócio muito antes do que seria somente no mercado nacional. 

Vale citar que muitos países têm programas para internacionalização de startups, sendo que a análise dos mais benéficos, estrategicamente, podem lhe trazer grandes frutos.

Conheça melhor algumas vantagens.

Conquista de novos mercados

Certamente, ampliar os horizontes do seu negócio só lhe trarão mais vantagens. 

Uma das maiores evidências a respeito da internacionalização de startups é a conquista de novos mercados. 

Não há necessidade de implementação da rede no país exterior, sendo possível utilizar a tecnologia a seu favor.

Aumento das oportunidades de investimento direto

A internacionalização amplia o networking e a rede de contatos, consequentemente, há o aumento de oportunidades de investimento direto no seu negócio. 

Sabe-se que startups dependem de investidores e aceleradoras, já que se trata de um negócio escalável, repetível e inovador. 

Desta forma, a instalação do negócio internacional fará com que sua marca seja visível a nível global, ampliando as oportunidades.

Cria um diferencial competitivo

Diferente do que os empreendedores pensam, a internacionalização pode ser uma ferramenta de expansão que gera valor a nível nacional. 

O que queremos dizer é, antes mesmo de ganhar o mercado nacional, até porque isso é muito difícil no Brasil devido a competitividade, internacionalizar o negócio pode fortalecer a marca, aumentar as oportunidades e, com isso, criar um diferencial competitivo tanto no exterior quanto no país de origem.

Mas como analisar a concorrência internacional?

Conhecendo a concorrência estrangeira 

O planejamento estratégico faz parte do plano de internacionalização da empresa. Para tanto, é importante conhecer a concorrência estrangeira.

Certo é que tem países com alto custo e competitividade em demasia, o que pode desanimar os empreendedores. No entanto, saiba que outros diversos países oferecem benefícios para instalação da sua startup.

Além da análise da concorrência estrangeira, essencial para instalar seu negócio em um país que lhe traga mais vantagens, conhecer estrategicamente o país que pode te beneficiar é importante.

Alguns que você pode ficar de olho são: Portugal, Colômbia, Estônia, Panamá, México.

Fugir das tradições, como Estados Unidos, será um diferencial nos resultados e também fazer algumas perguntas fundamentais como as que propomos a seguir.

Minha empresa é útil no mercado externo?

Inicialmente, é preciso ter clareza qual o perfil do negócio. 

O planejamento estratégico irá partir das características de cada empresa, por isso tamanha importância na análise completa do negócio.

Para descobrir a utilidade do seu produto ou serviço no exterior, deve-se levar em conta alguns fatores específicos como: cultura, economia, questões jurídicas e regulatórias, dentre outras, a depender de cada modelo empresarial.

Como escolher um país de destino

Conforme falamos rapidamente, a escolha do país destino é um diferencial para o sucesso ou fracasso da internacionalização. 

Isso porque dependendo do porte e recursos da startup, um país pode ser o ideal e outro pode ser trágico, em razão de custos e competitividade, especialmente.

Para escolher o país de destino é recomendável buscar se existem benefícios para instalação de startups, haja vista que muitos têm este tipo de programa.  A exemplo: Portugal, México e Colômbia. 

Porém, outro ponto importante é o domínio da língua estrangeira. 

Exceto Portugal e outros países que têm a língua portuguesa mãe, outros países não conseguem entender a língua, sendo essencial conhecer outro idioma para escolher o país de destino. 

Ou seja, para ampliar os contatos e oportunidades, você precisa saber a língua do país destino. 

Um terceiro ponto a se analisar é o custo de vida. 

O ideal é que os custos para manter a empresa, se for o caso de estabelecimento no exterior, seja equivalente ou inferior aos do Brasil. Caso contrário, possivelmente o prejuízo será maior que os ganhos. 

Portugal, novamente, é um país que tem atraindo diversas startups, pois, além das vantagens oferecidas pelo governo, tem a língua portuguesa e o custo de vida é baixo. 

Sendo assim, com o planejamento estratégico, a internacionalização pode garantir a expansão do seu negócio de forma inimaginável. 

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário, será um prazer lhe orientar.

Deixe seu comentário: